quinta-feira, janeiro 06, 2005

Tudo ao contrário

Mais um episódio exemplar da governação ao estilo Santana Lopes:

"Telefonaram-me a perguntar se achava interessante ir e eu disse que não, porque achei que os jornalistas fariam hoje todas as perguntas relevantes", afirmou [Maria do Carmo Seabra].

Sobre este assunto interessa fazer alguns esclarecimentos:

1º É na Assembleia da República que se encontram os representantes dos eleitores e não nas redacções dos órgãos de comunicação social.
2º Os jornalistas têm como função elaborar notícias e não representam ninguém.
3º Só muito raramente se assiste a uma pergunta relevante por parte de um jornalista numa conferência de imprensa.
4º Se as coisas fossem bem feitas, a senhora ministra prestava esclarecimentos na Assembleia da República, os senhores jornalistas cobriam o acontecimento e os senhores eleitores tomavam conhecimento através dos órgãos de comunicação social.

Desta falta de respeito, mais uma, pela Assembleia da República podem tirar-se duas ilações. A primeira é que o governo liderado por Santana Lopes não consegue resistir aos tiques mediáticos (mesmo sabendo-o demissionário custa muito escrever "governo liderado por Santana Lopes"). Navega-se sempre à vista da comunicação social e o tudo o resto é secundário. A segunda é que alguém nesta coligação já terá percebido que a ministra da Educação pertence ao extenso rol de políticos deste governo com uma forte tendência a descambar para a asneira. A exposição quer-se, por isso, mais recatada. Avança Morais Sarmento, com mais perfil par atirar areia para os olhos e mais habituado a tapar o Sol com a peneira.


Para uma visão alternativa do parlamento nacional, ler este excerto do inevitável Eça de Queiroz.

3 Comments:

At 11:47 da tarde, Blogger Pedro Farinha said...

A minha única dúvida é se "aquilo" é contagioso ou se os nossos monistros foram mesmo escolhidos a dedo.

 
At 3:18 da tarde, Blogger cparis said...

ó meu caro, mas respeito por quem? então os deputados não foram demitidos? não o vi acusar o PR de falta de respeito por ter demitido "os representantes dos eleitores". Ainda para mais, demissão essa que resultou dos acontecimentos que eram relatados nos jornais e não de manifestação do povo de descontentamento.... ;)

 
At 9:40 da manhã, Blogger Miguel Silva said...

Caro César
Digamos, simplesmente, que a actuação do PR tem ficado (muito) aquém do que eu julgo que seria recomendável.

 

Enviar um comentário

<< Home