A Matrix é já amanhã
Chegaram as baby-sitters robots com funções multimédia
Empresa japonesa apresentou ontem colecção de robots de companhia que lêem, dançam e vigiam crianças em grupo
Entre as funcionalidades do robô da NEC contam-se sensores que lhe permitem reconhecer obstáculos, capacidade de comunicar oralmente com os humanos, reconhecimento das caras da família a que pertence, arregalar os olhos a certos estímulos, distinguir cores, dançar, ler caracteres manuscritos, um dicionário com 650 palavras (embora consiga pronunciar mais de 3000), receber ordens dadas por voz ou por gestos, ligar a televisão e mudar de canal e ainda contar crianças em grupo e entretê-las com jogos de reflexão.
Programas que avaliam o sucesso das músicas... Robôs que tomam conta de crianças...
A Matrix já esteve mais longe. Será que o HAL 9000, quer dizer, o Lutz também leu isto?
2 Comments:
Oxalá venham munidos de um belíssimo tele-comando que permita às crianças provocar-lhes uma estrondosa e luminosa implusão, assim que o robozinho arregalar os olhos. :)
Há uma história fantástica (nos dois sentidos) de Stanislaw Lem, escrito nos anos 60 ou 70(!), em que prevê o aperfeiçoamento das máquinas de lavar roupa. Numa evolução tecnológica alucinante, alimentada pela implacável luta de concorrência comercial, a máquina de lavar roupa é cada vez mais aperfeiçoada, passando também a secar a roupa e de passá-la a ferro, a limpar e arrumar a casa - acabando no fim por exercer todas, mas mesmo todas as funções duma boa esposa...
Enviar um comentário
<< Home