sexta-feira, agosto 05, 2005

Crónica de uma desilusão anunciada

Só se desilude quem acalentou esperanças. A hipótese de ter José Sócrates à frente do PS sempre representou um regresso ao pior do guterrismo. Prognosticava-se que daria, como deu, para ganhar as eleições com larga margem. Todos os outros indicadores, que não prenunciavam nada de bom, foram, por isso, menosprezados. As consequências estão à vista, e nem demoraram muito tempo a fazer-se notar.

Não se pode dizer que os sectores do PS que apoiaram Sócrates na sua candidatura à liderança do partido o tenham feito discretamente. Pelo contrário, mostraram a cara e todos puderam ver quem eram. No final de Setembro do ano passado, o Público identificava, na primeira fila da recepção ao novo líder, António Costa, Jorge Coelho, Vitalino Canas, Edite Estrela, Jaime Gama, Sérgio Sousa Pinto, Capulas Santos, Armando Vara e Miranda Calha. As distritais e os autarcas do PS também apoiaram em peso a sua candidatura. Não havia como ser enganado. De resto, ainda antes das eleições, Miranda Calha escrevia, também no Público, um artigo de opinião a declarar o seu apoio a Sócrates. Miranda Calha prognosticava a vitória de Sócrates e avançava quatro razões para isso, sendo a última delas perfeitamente exemplar do que da sua liderança se poderia esperar em relação ao aparelho partidário. Essa quarta razão consistia, muito resumidamente, no facto de Sócrates ter uma visão para o partido, visão essa que não aviltava o aparelho. Sócrates estava com o aparelho e o aparelho estava com Sócrates.

Perante os acontecimentos verificados em menos de meio ano de governo Sócrates, chegou a hora de falar claramente. Esta liderança do PS e este governo não têm o valor que afirmam ter. Não contribuem para a credibilidade da governância, não contribuem para a credibilidade do PS e não contribuem para a credibilidade de uma alternativa política à esquerda. É verdade que não estamos perante uma reedição dos governos PSD-PP, que ainda podem classificar-se como o pior que nos aconteceu nestas últimas décadas. Mas o rumo do país continua a afastar-se, contra as mais elementares regras do bom senso, do trilho que deveria percorrer. O futuro está longe de corresponder aos legítimos desejos de progresso social e económico de qualquer sociedade. E o pior é que a luz ao fundo do túnel parece cada vez mais ténue.

7 Comments:

At 2:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

não estamos diante de uma reedição ... o pior das últimas décadas. ? - esperemos uns tempos, o pior há-de vir

o texto está bom, ainda para mais historiográfico. obrigado. (está o bom mais-que-suficiente para não o desmerecer com superlativos) só não se percebe bem se há ou não desilusão em quem o escreve.

 
At 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vê-se logo que o autor votou Sócrates. Não assim eu.
Pobre país!

 
At 5:10 da tarde, Blogger Miguel Silva said...

Quero acreditar que a coligação PSD-PP, ou melhor, Barroso/Santana-Portas, representou um marco especialmente baixo da governação. Quero acreditar que ainda estamos num patamar superior à desgraça em que mergulhámos, especialmente com a segunda versão da coligação. Quero acreditar que, no meio deste governo PS, ainda haja alguém de esquerda com poder e vontade para implementar meia dúzia de medidas positivas. Quero acreditar que, por muito baixo que se venha ainda a andar, e isso vai acontecer, não se atingirá esse limite. Cá estarei para dar o braço a torcer se me enganar.
Quanto ao resto, não me custa muito satisfazer essa curiosidade demonstrada pelo meu voto. Basta reler tudo o que escrevi na altura das eleições para a liderança do PS. Esta maioria absoluta não contou com o meu voto. Daí que não pertença ao grupo dos desiludidos. Sócrates não me convenceu na altura e não fez nada que alterasse essa situação entretanto.
Mas não deixa de ser penoso, para quem se define de esquerda, ver o PS enjeitar as oportunidades douradas que se lhe apresentam.

 
At 7:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Subscrevo o texto, assim como a tua resposta aos comentários. Este governo também não contou com o meu voto, mas é ainda um mal menor. Apesar de ser mais uma traição do aparelho do partido socialista a quem desejava uma alternativa de esquerda...

 
At 10:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meu caro, longe de mim cometer a indelicadeza de lhe perguntar o seu voto. Só referi que não percebia bem se havia ou não desilusão, apesar do início do texto. Permita-me interpretar, acho que há. Consideração flat, sem nenhum juízo de valor.

 
At 9:22 da manhã, Blogger Miguel Silva said...

Caro JPT, aproveito o comentário da Mafaldinha para explicar até onde poderá ir a minha desilusão. Não será tanto com Sócrates, mas talvez com as oportunidades desperdiçadas pelo PS, pela forma como se deixa dominar pelo aparelho e pelo receio de governar à esquerda.
José Sócrates, com os apoios que recebeu, só engana aqueles que ainda acreditam em contos de fadas.

 
At 6:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

concordo inteiramentecom os comentarios feitos a propósito da actual situação politica.
a perspectiva da candidatura de mário soares à presidencia como candidato da esquerda revela o deserto de opções a que se chegou.
quem dá a cara perante os desafios que se colocam ao portugal de hoje no actual contexto internacional?

 

Enviar um comentário

<< Home