quarta-feira, outubro 22, 2003

Meta-blogar

De vez em quando apareço por aqui a dar largas aos meus pensamentos meta-bloguísticos. Nesses devaneios quase nunca faço referência aos leitores deste blogue. Esse aparente desleixo prende-se com dois motivos. O primeiro relaciona-se com a minha relutância em ceder aos sitemeters e aos softwares que permitiriam ter uma leitura detalhada dos visitantes. O segundo relaciona-se com o facto de o meu principal interesse, desde o início, ter sido o espaço de liberdade que os blogues constituem. Nessa medida, a preocupação com os leitores parece vir em segundo plano. Não é inteiramente verdade. Já recentemente afirmei que, em primeiro lugar, este espaço deve servir para meu gozo, o que não significa que exista qualquer forma de desprezo ou de menosprezo por todos os que por aqui passam. Bem pelo contrário. A simples ideia de que alguém poderá ler os meus posts influencia a sua elaboração. Esforço-me para que essa influência não se faça sentir mais do que o imprescindível. Nomeadamente, que não afecte muito mais que o controlo de qualidade do que por aqui vou deixando.
Volta e meia descubro uma referência ao Viva Espanha noutros blogues. Por vezes um link permanente. De vez em quando, descubro mais um(a) leitor(a). A todos agradeço a honra que me concedem ao gastarem um pouco do vosso tempo com este blogue. Um sincero muito obrigado. E fica prometido, desde já, que para a próxima que se misture a lamechice com a meta-bloguice perco um bocado de tempo a explicar o “curioso nome” deste blogue.