sexta-feira, junho 18, 2004

Blogosfera

No Avatares surgiu há uns tempos uma interessante hipótese sobre as redes de relações na blogosfera. Defendia o Bruno Sena Martins que “o que agora se verifica é que os blogs entram em relação dialogante com outros blogs com quem já têm uma ‘tradicional’ simpatia ou antagonismo”, acrescentando de seguida que “a profusão e consolidação de familiaridades concêntricas faz respirar uma nova lógica no modo de ser da rede.” Concordo inteiramente com esta visão da blogosfera. É certo que em cada bloguista há um leitor mais ou menos assíduo de blogues. A última vez que li alguma coisa sobre isto, o número de blogues nacionais já ia em aproximadamente 3000. É absolutamente impossível seguir tudo o que se vai escrevendo por aí. Como em qualquer relação de leitura, vão-se criando laços mais especiais com determinados escribas. Os temas preferidos, a qualidade das ideias e dos textos atraem públicos particulares. Os olhares e os comentários continuam a cruzar-se, mas provavelmente em círculos mais restritos. Como refere o BSM, não há aqui qualquer laivo de saudosismo dos tempos passados. Trata-se simplesmente da constatação de uma nova realidade.

Evidentemente que há relações de leitura que, por um ou outro motivo, não transparecem para o blogue. Deste modo, até certo ponto, julgo que a melhor forma de se aferir o tipo de relações que se estabelecem entre blogues é através dos links. Quer através dos links permanentes, quer através dos links em cada post.
É sempre com uma estranha sensação que me deparo com mais um link para este blogue. A decisão de não ceder aos sitemeters acarreta como consequência (neste caso, desejável) que nunca se possua uma ideia concreta da “dimensão” do blogue. No entanto, não posso estar senão agradecido a todos os que me enriquecem com um pouco do seu tempo. Pelo que pensam e pelo que escrevem, muito me honra que façam o Viva Espanha constar nas suas listas, nas suas leituras ou, por vezes, nos seus posts. A todos, obrigado.

P.S. Uma palavra especial para o Paulo Gorjão pelo enorme elogio que teve a amabilidade de me fazer. Ele sabe que o apreço é recíproco.

2 Comments:

At 1:52 da tarde, Blogger Luís Novaes Tito said...

Ainda bem que essa sintonia se faz sentir. Mesmo quando se trata de sintonia no diferente.
Tenho, por exemplo, por este Blog do Miguel, grande simpatia. Normalmente concordo com os seus conteúdos mas, ainda que assim não fosse, continuaria a sentir a tal sintonia.
Existem muitos outros Blogs que consulto e com os quais estou permanentemente em desacordo.
A tal sintonia vai muito além do sentido dos conteúdos e entra claramente pelo da cumplicidade.
Abraço
LNT
Tugir

 
At 3:22 da tarde, Blogger Miguel Silva said...

Perfeitamente de acordo, Luís. É também isso o que sinto, mas não tinha encontrado a forma adequada de o dizer. Suponho que seja semelhante ao prelúdio das amizades. A empatia ultrapassa eventuais divergências de opinião e de análise.

 

Enviar um comentário

<< Home