quarta-feira, janeiro 12, 2005

Responsabilização panteísta

Fabrizio Meoni faleceu ontem ao disputar aquela que já tinha anunciado ser a sua última participação no Dakar. A vida tem ironias tão estúpidas que alguém devia ser responsabilizado por elas.


3 Comments:

At 1:19 da tarde, Blogger Unknown said...

Deus?

 
At 2:48 da tarde, Blogger Miguel Silva said...

Não necessariamente. É de certa forma injusto querer responsabilizar quem mostra tamanhas dificuldades em provar a sua existência.
Acho que temos uma tendência "natural" para querer encontrar responsáveis por tudo. Quando isso não é possível fica uma sensação de vazio, como se faltasse cumprir uma parte da acção, a fase derradeira de atribuição de sentido ao que passou. Como se o sentido dos acontecimentos (entendido como aquilo que gostamos de atribuir e não forçosamente o que eles representam) ficasse para sempre perdido, fora de alcance para a nossa compreensão.
O ser humano não gosta de não compreender, de se sentir à margem. É por isso que, desde o princípio dos tempos, criou as mais variadas formas de explicação para tudo e mais alguma coisa. Não conseguimos fugir ao desígnio de "compreender", "categorizar" e "explicar".

 
At 12:50 da manhã, Blogger mfc said...

Nunca conseguiremos interiorizar a nossa finitude, daí a exploração dessa fraqueza pelas religiões.
E como fomos educados nela(s)..... somos nós e as nossas circunstâncias!

 

Enviar um comentário

<< Home