segunda-feira, abril 04, 2005

Limites para a velocidade

Acabei de escrever um texto sobre a limitação da velocidade de circulação nas auto-estradas. Ficou uma coisa enorme, com quase duas páginas A4. Deu-me um certo gozo a escrevê-lo, mas não tenho muita vontade de o publicar. Sobretudo porque essas duas páginas se podem resumir no seguinte:

- quanto mais elevada a velocidade, maior a distância percorrida pelo veículo até que o condutor reaja;
- quanto mais elevada a velocidade, maior a distância de travagem após a reacção;
- quanto mais elevada a velocidade, piores as consequências de uma colisão, tanto para o veículo como para os passageiros;
- quanto mais elevada a velocidade, maior a poluição sonora e a emissão de gases;
- quanto mais elevada a velocidade, maior o consumo de combustível.

Ou seja, a velocidade tem implicações em diversos níveis, desde a segurança rodoviária, até à qualidade ambiental.

Em conclusão, não conheço exactamente as razões em que se baseia o actual limite de 120 km/h, mas é capaz de não estar mal pensado.

5 Comments:

At 1:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

miguel, miguel ...

não acredito (mas nunca se sabe) que as tuas recentes leituras tenham começado a fazer os seus efeitos... :P

não sei pqê todos temos o mau habito de tentar comunicar ideias simples e valiosas numa infinidade de palavras inuteis. perde o estilo, perde o conteudo...

venham muitos posts assim.

um abraço

 
At 8:25 da manhã, Blogger AA said...

Caro Miguel Silva,

Gostava de acrescentar:

- a velocidade de 120 km/h é superior à velocidade de capacidade máxima das autoestradas — aquela que garante fluxo máximo, para um determinado nível de tecnologia — e portanto velocidades dessa ordem de grandeza são "socialmente" inaceitáveis;

- as autoestradas portuguesas foram calculadas (porque de engenharia das vias de comunicação se trata!) para velocidades de segurança de 120 km/h. Aumentando a velocidade máxima, reduzimos o factor de segurança da condução.

Talvez aproveite a embalagem para escrever sobre isso, é um tema interessante.

Cumprimentos,

AA

 
At 9:55 da manhã, Blogger Miguel Silva said...

Pedro,
Sou avesso a absolutos como "todos", "nenhuns", "sempre" ou "nunca". Gosto de responder por mim e, quanto a isso, posso dizer que depende de vários factores. Por vezes apetece simplesmente experimentar estilos diferentes de posts. Os resultados nem sempre são animadores. Outras vezes até resulta bem, mas deixa-se passar o "prazo de validade" para postar.
Tenho pavor de me tornar palavroso ou repetitivo (outra das boas razões para recusar a publicação de posts). Ainda assim, o blogue dá ao leitor a liberdade de fugir dos posts muito rapidamente. Em conversa social o problema torna-se muito mais delicado e constrangedor. Aí sim, horror...

 
At 10:22 da manhã, Blogger Miguel Silva said...

Caro AA,
Os factores que indica são importantíssimos (falha minha imperdoável). A resistência a adoptar da sociedade às regras de trânsito é um dos assuntos que mais me interessa. Certamente, mais posts surgirão.

 
At 5:58 da tarde, Blogger jcd said...

Por essa ordem de ideias, porque não 110 KM/h? Ou 100 Km/h? Ou mesmo 60...

 

Enviar um comentário

<< Home