Limites para a velocidade
Acabei de escrever um texto sobre a limitação da velocidade de circulação nas auto-estradas. Ficou uma coisa enorme, com quase duas páginas A4. Deu-me um certo gozo a escrevê-lo, mas não tenho muita vontade de o publicar. Sobretudo porque essas duas páginas se podem resumir no seguinte:
- quanto mais elevada a velocidade, maior a distância percorrida pelo veículo até que o condutor reaja;
- quanto mais elevada a velocidade, maior a distância de travagem após a reacção;
- quanto mais elevada a velocidade, piores as consequências de uma colisão, tanto para o veículo como para os passageiros;
- quanto mais elevada a velocidade, maior a poluição sonora e a emissão de gases;
- quanto mais elevada a velocidade, maior o consumo de combustível.
Ou seja, a velocidade tem implicações em diversos níveis, desde a segurança rodoviária, até à qualidade ambiental.
Em conclusão, não conheço exactamente as razões em que se baseia o actual limite de 120 km/h, mas é capaz de não estar mal pensado.
5 Comments:
miguel, miguel ...
não acredito (mas nunca se sabe) que as tuas recentes leituras tenham começado a fazer os seus efeitos... :P
não sei pqê todos temos o mau habito de tentar comunicar ideias simples e valiosas numa infinidade de palavras inuteis. perde o estilo, perde o conteudo...
venham muitos posts assim.
um abraço
Caro Miguel Silva,
Gostava de acrescentar:
- a velocidade de 120 km/h é superior à velocidade de capacidade máxima das autoestradas — aquela que garante fluxo máximo, para um determinado nível de tecnologia — e portanto velocidades dessa ordem de grandeza são "socialmente" inaceitáveis;
- as autoestradas portuguesas foram calculadas (porque de engenharia das vias de comunicação se trata!) para velocidades de segurança de 120 km/h. Aumentando a velocidade máxima, reduzimos o factor de segurança da condução.
Talvez aproveite a embalagem para escrever sobre isso, é um tema interessante.
Cumprimentos,
AA
Pedro,
Sou avesso a absolutos como "todos", "nenhuns", "sempre" ou "nunca". Gosto de responder por mim e, quanto a isso, posso dizer que depende de vários factores. Por vezes apetece simplesmente experimentar estilos diferentes de posts. Os resultados nem sempre são animadores. Outras vezes até resulta bem, mas deixa-se passar o "prazo de validade" para postar.
Tenho pavor de me tornar palavroso ou repetitivo (outra das boas razões para recusar a publicação de posts). Ainda assim, o blogue dá ao leitor a liberdade de fugir dos posts muito rapidamente. Em conversa social o problema torna-se muito mais delicado e constrangedor. Aí sim, horror...
Caro AA,
Os factores que indica são importantíssimos (falha minha imperdoável). A resistência a adoptar da sociedade às regras de trânsito é um dos assuntos que mais me interessa. Certamente, mais posts surgirão.
Por essa ordem de ideias, porque não 110 KM/h? Ou 100 Km/h? Ou mesmo 60...
Enviar um comentário
<< Home