quarta-feira, dezembro 03, 2003

Durão e Santana

O Bloguitica avançou uma análise às preferências de Durão Barroso para as presidenciais. Não tenho grandes objecções às ideias que expressa sobre as hipotéticas preferências de Durão Barroso. No entanto, parece-me que essa preferência, a passar realmente por PSL, não terá como motivação somente um jogo de poder pela notoriedade, mas também, sobretudo, uma excelente forma de manter PSL ocupado durante uns tempos. Conhecendo o arrivismo político de PSL e a sua preferência por lugares de grande notoriedade, não será difícil concluir que a sua verdadeira ambição é o governo e não a presidência. Ao ‘empurrar’ PSL para a presidência, Durão Barroso garante menos um adversário na luta interna pela liderança do partido. Este cenário parece-me tanto mais razoável quanto pior for a popularidade do actual governo.
Se as prestações eleitorais do PSD não forem famosas e começarem a abrir a porta a uma possível mudança nas legislativas, Durão Barroso poderá ver a sua liderança posta em causa não só pela oposição, mas também no interior do seu partido. E ninguém melhor para assumir a ‘tarefa ingrata’ de mostrar a porta de saída ao líder do que PSL. Por estas razões e mais algumas, Durão preferirá ver PSL na luta pelas presidenciais do que livre para lutar pela liderança do PSD. Mas certamente, quer seja numa frente quer seja na outra, Durão Barroso deve acalentar a esperança de ver PSL falhar.
Sobre a hipótese de ver António Guterres no lugar de Sampaio também muito há para dizer. Só como provocação, quem acha que a presidência de Sampaio tem sido apática que espere pela de Guterres. Bem entendido, mesmo assim, prefiro a picareta de Guterres ao bolo-rei de Cavaco. Matéria para outros posts, claro.