quinta-feira, março 04, 2004

Os argumentos contra a pena de morte

Ser contra a pena de morte tem de ser uma questão de princípio. Não é suficiente esgrimir o argumento da possibilidade de erro, muito embora, pela relação directa com a realidade, esse seja o mais palpável. Evidentemente, condenar um inocente é sempre uma injustiça que afecta a vida da pessoa em causa, neste caso, de forma irreparável. Também quando o erro não pressupõe uma consequência tão grave como a morte se pode perceber que a vida das pessoas fica indelevelmente alterada e que os danos sofridos dificilmente são ressarcidos. Mas no caso da pena de morte não há qualquer forma de sequer tentar reparar o erro cometido. Este facto, por si só, devia ser suficiente para afastar esta medida dos códigos penais. Porque não há sistemas infalíveis e o preço a pagar pelos erros é demasiado elevado. Tão elevado que é impossível pagá-lo.
Mas a questão de princípio mantém-se. Mesmo que se pudesse atingir um sistema perfeito, com agentes perfeitos e leis perfeitas, ficava a questão da legitimidade. Esta deve ser a questão central para quem não defende a pena de morte. O Estado não tem o direito de dispor da vida dos seus cidadãos desta maneira. Ao Estado não compete, como não compete a ninguém, tirar a vida aos seus membros, qualquer que seja a justificação. O Estado é um promotor do bem-estar dos seus cidadãos, incluindo os que se guiam por códigos de conduta altamente desviantes. As medidas resultantes da acção policial e judicial não podem constituir atentados à dignidade e à integridade física e psicológica dos seus alvos. A preservação da dignidade e da vida devem ser princípios fundamentais respeitados pelo Estado. Até porque uma das melhores formas de exigir um determinado comportamento é servir de modelo.

7 Comments:

At 6:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Isso aí, muito bem colocado. Somente uma complementação.

O Estado~não tem corpo, coração, emoção, sentimento e cunho pessoal. Dar ao Estado o direito de tirar uma vida é o mesmo que dizer que ele é uma pessoa natural (física) e não jurídica. Já viram alguma empresa andando pelas ruas matando as pessoas? Rsrsrrs, pois é... Cabe aos que tem vida lhe darem com os outros que tbm tem vida, cabe às pessoas tirarem as vidas alheias qdo convier, jamais ao Estado.

 
At 11:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Muito bem dito!!!
Acordem pa vida pahh!!!
Vai fazer algo de jeito pa sociedade o pedro paulo!!!
Em vez de andares por ai nos sites sobre argumentos contra a pena de morte!!!
Vai mas e trabalhar!!

 
At 4:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

-Boa tarde amigos (as).
É muito interessante percebermos que as duas formas de argumentação, pró e contra, a pena de morte sempre esbarram na matéria príncipal que as questionam: - A vida. E, esta é o maior bem a ser defendido. Mesmo que um ilustre disse: " Quem defende o lobo, condena as ovelhas".Todos indistintamente, de cor,credo e opinião devem ser respeitados e considerados com a tolerância que é apanágio do ser humano de bom senso e apto para a vida coletiva. Valeu...Viva a Vida.

 
At 9:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tudo o que foi dito deve ser realçado quantas vezes forem necessárias para que nao aja uma deturpação do que é a vida e de que como esta deve ser respeitada.

 
At 3:47 da tarde, Anonymous lutus negro said...

a pena de morte é "a paga " pelo mal que um individuo vez. mas se a aplicar-mos estamos a cometer o mesmo erro, por isso tambem merceriamos a morte... imaginem todos a morrer por esta cadeia de acidentes- eu mato-te, outro mata-me, alguem mata o outro,.... e por ai fora- todos os outros que morreriam pelo mesmo acto (de matar quem matou) seriam punidos por isso, deixemos a pena de morte de lado vamos utilizar melhor as puniçoes restantes.... a vida é um bem maior... nao a desperdiçaremos e vamos dar oportunidade do erro ser corrigido por uma boa acçao...ok?
tratem-s e portem-se bem:p

 
At 8:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sou contra a pena de morte.A violencia esta horrivel, mas isso é fruto de um mal governo, uma má educação e uma má sociedade.E só pode tirar a vida quem nos deu a vida que foi Deus.

 
At 7:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo Plenamente com todos os argumentos, supra citados. A vida dos seres humanos é algo valioso, independente do erro que o mesmo tenha cometido.

Uma Pessoa que mata comete um assassinato, e quem ò mata por ter cometido este ato é o que?

Afinal ele também tirou a vida de outrem, ele será mais um assassino, ou existe alguem que diga que ele é melhor, e por isso tinha o direito de matar alguem por ter cometido algum ato criminoso, quem comete o mesmo crime criminoso tbm é, o estado antes de pensar me tirar vidas, deve preocupar-se primeiro em dar vida a essas pessoas que na maioria das vezes ou melhor que na maior parte são miseraveis, que passam fome, ja tiveram seus pais mortos ou até nem os conheceram e se criaram sá deus sabe como, e vivem cometendo atos infratores por que foi isso que viveram viram e presenciaram a vida toda, que espectativa pessoas como estas podem ter? Enquanto o cara que votamos rouba, tem muitos passando fome e necessitando roubar para sobreviver, por nunca ter tido uma oportunidade ou até nunca vão ter.
Vamos rever nossos conceitos, quando pensamos em tirar a vida de alguem, pois todos nos estamos aqui por algum motivo ou alguma missão a ser cumprida, a vida é direito de todos.

 

Enviar um comentário

<< Home