terça-feira, julho 27, 2004

Uma grande verdade

Se Lisboa tivesse sempre a densidade populacional que regista entre o final de Julho e o início de Setembro era um sítio muito melhor para se viver.

7 Comments:

At 6:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se a "densidade populacional" se deslocasse utilizando transportes públicos e se os transportes públicos se deslocassem para todo o lado, durante todo o ano, como deviam, não precisavamos deste enganador paraíso. Não são as pessoas, meu caro, são as opções de algumas pessoas. Ou não?

 
At 10:42 da tarde, Blogger Nuno said...

lamento, mas é uma grande mentira. o problema de Lisboa é, na verdade, a sua baixa ocupação/ densidade, quando comparada com a região suburbana envolvente. à parte os deficientes transportes públicos, e questões afins. uma cidade de dimensões muito próximas como Barcelona, por exemplo, consegue ter quase o dobro da população no centro urbano, e funcionar muito melhor: mais gente nas ruas, mais vida urbana/ social/ cultural, etc., com um trânsito que, não sendo propriamente perfeito, é muito mais suportável que o de Lisboa

 
At 12:27 da manhã, Blogger J. said...

Queres dizer em Agosto, certo?! ;)
Eu já nem falo de densidade populacional. Porque essa, temos que viver com ela - quem vive numa "pequena grande metrópole" como Lisboa. Falo sim, dos automóveis, do trânsito. Isso sim, é de evitar, e com medidas certas - mas custosas, claro - será possível termos um Agosto (Julho, vá lá..) lisboeta todo o ano. Feche-se a cidade, cobrem-se entradas, fechem-se avenidas, criem mais parques de estacionamento - mais baratos, melhores a rede e a qualidade dos transportes públicos...

 
At 9:55 da manhã, Blogger Miguel Silva said...

Caramba, estava longe de imaginar que três linhas iam gerar reacções tão enérgicas. É claro que o problema não reside na densidade populacional e sim no ordenamento do trânsito, na política de transportes públicos e na política de habitação. Como salienta o Nuno, a relação entre a densidade populacional de Lisboa e das suas áreas envolventes é fundamental para compreender o âmbito das intervenções necessárias. Estas medidas têm de ser tomadas numa óptica de área metropolitana, senão mesmo numa óptica ainda mais vasta. É importante não só diminuir o tempo dos percursos, mas também os próprios fluxos. Enquanto a política de habitação não encontrar soluções para o mercado de arrendamento e para combater a especulação imobiliária, uma larga fatia da população urbana vai continuar a alimentar estes fluxos.
Mas há também outros aspectos a ter em consideração. Nomeadamente, a carga simbólica da utilização de transportes público ou da utilização de transporte próprio. Numa sociedade com as características da nossa, o automóvel representa um peso simbólico nada negligenciável. Qualquer que seja a solução encontrada no âmbito das políticas a implementar, também há que encontrar soluções que permitam alterar a relação desta sociedade com o automóvel.

 
At 3:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tanto treinador de bancada para tão poucos jogadores de futebol!
Qualquer dia ainda se vão lembrar de mais uma guerra para reduzir a "densidade". Sempre se evitam uns encontrões, não é? E porque não tornar tudo virtual? Na rede sempre se gere melhor o tráfego. Chiça! Mas, Miguel, será que o sítio melhora por ter menos pessoas a circular? Olhando os buracos nos passeios e nas ruas, a sujidade por todo o lado, o ruído a toda a hora ( as obras de Verão ), as lojas que encerram para férias, o nosso café que só reabre em Setembro, será que o sítio melhora mesmo? Ou estás a pensar na facilidade com que o Mitsubishi acelera de Lisboa a Paço d' Arcos e regressa. Confessa meu caro, confessa.

 
At 5:19 da tarde, Blogger Miguel Silva said...

Nem sequer me tinha lembrado da A5. Às horas a que eu passo por lá não se nota muito a diferença. Eu estava mesmo a referir-me às facilidades de circulação e de usufruto da cidade. É verdade que muitos estabelecimentos fecham, e eu bem sofro com isso na minha zona, mas sinto que numa boa parte dos locais se é atendido com mais rapidez.
E só mais um reparo. É Carcavelos, não é Paço D'Arcos. Ainda me arranjas problemas com isso...

 
At 7:35 da tarde, Blogger Francisca said...

Assim, meia abandonada, a cidade é muito mais "user-friendly". Mas custa tanto atravessar Julho e Agosto sem o merecido descansozinho anual. Uma piscina! O meu gabinete por uma piscina! :)

 

Enviar um comentário

<< Home