segunda-feira, julho 26, 2004

Verdade eleitoral (V)

Conforme ficou explícito no post anterior sobre este assunto, a documentação que suporta a validade dos actos eleitorais está longe de obedecer ao exigível. De seguida são enunciados os casos referidos pela investigação da GR.

- Nas freguesias de Penha de França, Campo Grande, Ameixoeira, Santa Maria dos Olivais e Carnide, entre outras, a discriminação do número de boletins de voto recebidos para a Assembleia Municipal, Câmara Municipal e Assembleia de Freguesia não é coincidente.

- Na secção 2 da freguesia de S. João de Deus o número referido de boletins a disponibilizar aos eleitores é muito inferior ao número de votos (245 para 785).

- A situação descrita em cima também ocorre na secção 2 de Carnide, sendo que neste caso existem dez rasuras e correcções de dados referentes à CM e à AF no número de boletins recebidos, total de votos, número de boletins de voto e nas votações das listas Amar Lisboa e Lisboa Feliz.

- Na secção 5 de Carnide surgem rasuras nas abstenções, nos votos em branco e nulos.

- Na secção 9 de Carnide não está preenchida a acta referente à CM e a da AM recebeu infirmações a lápis sem qualquer assinatura dos membros da mesa.

- Na secção 19 de Marvila a acta não regista qualquer resultado.

- Na secção 1 da Ameixoeira a soma do número de votos apurados com o número de boletins não utilizados (1150) não coincide com o número de boletins de voto disponíveis (1000). No caderno eleitoral há três votos riscados sem qualquer indicação ou justificação. Existem rasuras também nas secções 2 e 3.

- Na freguesia da Penha de França há dados em falta nas secções 4, 9, 12 e 13. Na secção 3 todos os votos expressos por partidos/coligações estão emendados.

- Na freguesia do Campo Grande há problemas nas actas das secções 1, 2, 5, e 7.

- Na secção 3 do Campo Grande e na secção 2 de São João os nomes dos partidos/coligações estão escritos a lápis.

- Na freguesia de Santa Maria dos Olivais há rasuras e faltas de preenchimento de dados nas secções 1, 2, 7, 11, 14, 19, 24, 26, 29, 31, 33, 36 e 37.

- O caderno eleitoral e o livro de actas da secção 7 da freguesia de Alvalade não se encontram no Governo Civil.

- Na freguesia de Marvila as actas das secções 7, 9, 16 e 30 apresentam problemas.

- Na freguesia de São Jorge de Arroios foi corrigido o número de votos nulos (12 para 8), o número de votos no PP (4 para 53). Na secção 9 todos os resultados estão escritos a lápis.

- Na secção 2 da freguesia da Sé foram descarregados 276 votos nos cadernos eleitorais, mas as actas referem 282. As abstenções também variam de 274 para 280.

- Na secção 2 da freguesia de São João de Deus foram descarregados 772 votos nos cadernos eleitorais enquanto nas actas constam 787.

Quanto a outros concelhos, a investigação aponta para diferenças nos números de eleitores, de votantes e de votos. São referidos os concelhos de Braga, Coimbra, Guarda, Lisboa, Viseu, Évora, Setúbal, Aveiro, Águeda, Vila Verde, Vizela, Rio Maior, Ponte da Barca, Montalegre, Vila Pouca de Aguiar e Ponta Delgada, Santarém, Sintra, Amadora e Porto.

Esta síntese telegráfica tentou ser fiel ao que consta na investigação realizada pela GR. No entanto, falta um pormenor que merece fazer parte deste conjunto de posts e que ainda não foi abordado. Trata-se das reacções de diversas entidades que foram recolhidas pela GR. Com mais alguma paciência, também se poderá apresentar um resumo do que alguns dos intervenientes quiseram dizer sobre este assunto.

2 Comments:

At 11:50 da manhã, Blogger Zé Pedro Silva said...

São números normais. Em lado nenhum se conseguem atingir coincidências absolutas. Não vejo em que medida, com os resultados aqui expressos, se pode falar em fraude eleitoral.

 
At 10:11 da tarde, Blogger Rui MCB said...

É só para agradecer esta iniciativa de compilação da dados...

 

Enviar um comentário

<< Home