quinta-feira, novembro 18, 2004

Assobia para o ar

As conclusões da AACS apontam claramente para pressões ilegítimas e ameaças à independência dos órgãos de comunicação social. Não é nada que já não tenha sido comentado na altura devida em inúmeros locais. Mas com a comunicação destes resultados torna-se politicamente insustentável manter Rui Gomes da Silva e Nuno Morais Sarmento no governo. São assim as regras da responsabilidade política. O que não quer dizer, claro, que eles venham a demitir-se ou a ser demitidos. São assim as regras do compadrio e da bebedeira do poder.

3 Comments:

At 1:11 da tarde, Blogger mfc said...

O PR tem poderes... é bom que não nos esqueçamos disso!Outra questão é saber se os usará.

 
At 5:48 da tarde, Blogger cparis said...

oh miguel, deixe-me que Lhe diga: são balelas. num país a sério teríamos o caso a ser investigado e se houvesse alguma coisa de concreto (i.e. provado e não como diz o relatório "uma tentativa de pressão ilegítima") havia medidas concretas... nesta caso, a lei prevê coimas, e o que diz a AACS. "Pareceu-nos que uma intervenção crítica, analítica e com propostas seria mais adequada", ou seja, bla, bla, bla, bla.... assim têm a certeza que ninguém recorre e não têm de provar nada...
quanto ao PR, triste país este que está sempre à espera da decisão de um homem....

 
At 7:09 da tarde, Blogger Miguel Silva said...

César,
Na realidade já não espero nada de Sampaio. Ao contrário do MFC, não tenho dúvidas de que não terá coragem para se retractar. Já perdeu a oportunidade, agora o azar é nosso.
Embora não seja apologista de ditados populares, acho que é caso para dizer "quem não se sente, não é filho de boa gente". Então a AACS vem lançar acusações à conduta dos ministros e o melhor que eles têm para responder é desacreditar um órgão no qual confiavam plenamente há algumas semanas? Ninguém se sente atingido na sua honra com estas acusações? É posta em causa a sua actuação e eles continuam impávidos, como se nada fosse? Sou só eu que acho que, para além das declarações de NMS e de RGS sobre Marcelo, a TVI e a RTP terem sido absolutamente desajustadas, qualquer pessoa com um mínimo de honorabilidade e respeito por si mesma colocaria imediatamente o lugar à disposição depois destas conclusões? Até porque ou as declarações de RGS e de NMS eram desconhecidas de PSL e é o PM que tem de vir a público clarificar a posição do seu governo, ou eram conhecidas e os ministros têm o direito de querer ver partilhadas as responsabilidades. Istoparece-me relativamente claro. Agora, a reacção a que assitimos, desde os ministros ao líder parlamentar do PSD, passando por PSL, é que é completamente atípica. Porém reveladora do carácter dos envolvidos.

 

Enviar um comentário

<< Home