Maus caminhos
A campanha de Manuel Maria Carrilho atinge mais um mau momento. Um filme promocional com a família é uma má opção em qualquer circunstância imaginável. Nos EUA estas coisas são muito apreciadas, mas nem estamos nos EUA nem o objectivo de MMC é o mesmo dos candidatos americanos. MMC não está tão interessado em promover o valor da família como em promover a sua imagem e notoriedade. O filme publicitário já foi criticado por misturar a esfera pessoal e familiar com a esfera pública e política. É uma estratégia eticamente condenável e de proveito eleitoral duvidoso.
No entanto, o pior é a reincidência nessa opção. O filme é o segundo momento infeliz, sendo o primeiro a frase escolhida para as variações do outdoor que estão espalhadas por Lisboa. "Um projecto com princípio, meio e fim" remete imediatamente para o actual presidente da CML. Se a intenção era uma demarcação em relação a Pedro Santana Lopes, algo tão necessário quanto desejável, o melhor caminho teria sido um corte radical. Ora o cartaz de campanha de MMC prefigura uma alusão óbvia a PSL. Desta forma, acaba por ser uma frase menos afirmativa que opositiva. Perde impacto e perde substância. Mais ainda, estabelece um ponto de conexão onde se impunha distância higiénica. Um político inteligente e experiente tem o dever de se colocar a salvo deste tipo de comparações.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home