quarta-feira, março 17, 2004

A importância da vitória do PSOE (conforme o solicitado)

Numa altura em que a direita assume um certo relevo, não se pode ignorar a bolsa de esperança que a vitória do PSOE constitui para as pretensões das esquerdas europeias. Nomeadamente, no cenário político nacional, a vitória do PSOE pode ajudar a dar um impulso à esquerda em geral e ao PS em particular.
A viragem à esquerda da Espanha lança uma séria ameaça à coligação PSD-PP. Convém não menosprezar o possível efeito de contágio. Embora as legislativas ainda venham longe, se o PS começar a construir resultados vitoriosos, não se augura nada de bom para os partidos da coligação. A vitória do PSOE pode ajudar o PS a capitalizar a crescente insatisfação dos portugueses com o desempenho do executivo, gerando uma dinâmica ascendente que culminará daqui a dois anos.
Aliás, os ataques da direita a Sousa Franco mostram bem que os resultados de Espanha fizeram mossa. Já começaram os discursos a privilegiar os factores de segurança e estabilidade. E ainda restam algumas cartas que seguramente serão jogadas nos momentos mais oportunos. Como, por exemplo, a esperada remodelação governamental, assim como os indicadores da sebastiânica retoma económica. Mas nem estes trunfos serão suficientes se a saturação e a desconfiança dos eleitores já forem generalizadas.
O triunfo do PSOE recorda ao eleitorado que há formas diferentes de fazer política. Recoloca a esquerda na parte visível e elegível do mapa político europeu. A proximidade geográfica, histórica e até, de certa forma, cultural que temos com Espanha pode funcionar como catalizador da mudança política em Portugal. É impossível não estar satisfeito.