terça-feira, julho 05, 2005

Moço de recados

Tenho vindo a ganhar uma antipatia crescente pelo segundo mandato de Jorge Sampaio. Nomeadamente, desde o convite endereçado a Santana Lopes para formar governo. Na altura teria sido preferível legitimar um novo governo com a convocação de eleições antecipadas. Era este o meu entendimento. Outras leituras eram possíveis, e Sampaio foi um dos que entendeu ler a conjuntura de forma diferente. Tinha toda a legitimidade para o fazer, assim como é legítimo que quem atribui uma importância fundamental ao episódio já não deposite qualquer confiança política em Jorge Sampaio.
Os silêncios do Presidente da República perante os dislates de Alberto João Jardim não são de agora. Mas quando o presidente do governo regional da Madeira vem insultar todo o sistema político da nação, quando vem insultar grupos inteiros de pessoas ao sabor da sua xenofobia, quando vem desrespeitar alarvemente as leis do país, o que se pedia ao Presidente da República era mais do que um recado. Pedia-se uma intervenção séria, inequívoca e directa ao cerne da questão. Pedia-se que Sampaio defendesse a honra das instituições deste país, do qual é o mais alto representante, que defendesse a dignidade dos seus habitantes, independentemente da sua origem geográfica, tal como estipula a CRP. No fundo, não se pedia de Jorge Sampaio nada que não fosse o pleno exercício das suas funções. Neste caso não havia margem para interpretações políticas. Tudo o que ficasse aquém de uma intervenção neste sentido pecaria por defeito. Não foi esta a leitura do PR. Mais uma vez, saiu recado. Pífio.

6 Comments:

At 11:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

È sem dúvida o pior Presidente da República desde 25 de Abril. Muito pior do que algum dia se pensou ser.

 
At 3:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu acho que com um pouco de reflexão, chegaremos à conclusão que a única decisão verdadeiramente positiva, nos dois mandatos do Sr. Presidente da República, foi a nomeação de Santana Lopes para Primeiro-Ministro. Penas que as oligarquias e lobbis do país tenham estragado tudo.

 
At 9:50 da tarde, Blogger Orlando said...

Caro Fernando, o Eanes ainda vai à frente da corrida. Mas está a perder vantagem. Vamos assistir a um sprint final?

 
At 11:27 da tarde, Blogger Fernando Martins said...

Agora que a III República está a estrebuchar, seria uma boa ideia fazer um ranking dos presidentes e compara com os Reis...

Real, real, por El-Rei de Portugal...!

 
At 2:15 da tarde, Blogger cparis said...

ou seja.... veio dar razão a Alberto João, nas suas críticas, não?

 
At 9:15 da manhã, Blogger Miguel Silva said...

Boa provocação, mas lamento desapontar. Lá porque tanto eu como AJJ criticamos a actuação do presidente não quer dizer que o façamos pelas mesmas razões nem com os mesmos objectivos.

 

Enviar um comentário

<< Home