segunda-feira, agosto 29, 2005

História concisa da culpa, segundo Ricardo Gonçalves

Portanto, a culpa é do Campos e Cunha
"O Governo acabou por cair, talvez influenciado pelo anterior ministro das Finanças, na tentação de subir os impostos e tomar medidas de restrição da despesa do Estado. Isto significa que o Governo fez o mesmo que tinham feito Durão Barroso e Manuela Ferreira Leite. O Governo sobe os impostos, retira regalias, aperta o cinto em determinados ministérios, e diz que isto é tudo para salvar o Estado Social - essa é talvez a única nuance que distingue este Governo do anterior."

Portanto, a culpa é da ala esquerda do PS
"Por outro lado, o argumento de que tudo é feito para salvar o Estado Social cimentou ideologicamente a ligação do Sócrates e de alguns dos seus apoiantes no PS à chamada ala esquerda do partido, que apoiou o Manuel Alegre. Isto levou a uma situação curiosa quem domina ideologicamente o PS, há muitos anos, é a chamada ala esquerda do partido."

Portanto, entre 1990 e 1995, quando o país era governado pela maioria absoluta do PSD, esses grandes esquerdistas
"Há efectivamente uma influência grande. Esta ala esquerda chega sempre ao encontro da História com dez anos de atraso. Repare que algumas das medidas que agora estão a ser tomadas, por exemplo em relação à função pública, já deviam ter sido tomadas há dez ou quinze anos."

Soares, esse amiguinho dos comunas
"Por isso é que eu não estou de acordo que seja um candidato da ala esquerda do PS - seja Soares, seja Alegre - a protagonizar uma candidatura presidencial."

Sim, pá, quer dizer precisamente isso
"É inconcebível que os candidatos [presidenciais] surjam dos 20% que, no congresso, estiveram contra José Sócrates. Quer dizer que os 80% que apoiaram o secretário-geral não são capazes de produzir um candidato?"

Portanto, a culpa é dos que criticam e não dos que governam
"E eu estou convencido de que este país só tem sucesso quando o PC e o BE criticarem com razão. Porque, por enquanto, têm criticado sem razão."

Portanto, afinal, a culpa é do Cavaco
"Cavaco viveu sempre de enganar os portugueses fez um Governo em que deu tudo a todos, manteve os lobis, lançou as bases da actual crise."



Entrevista completa ao DN