quarta-feira, agosto 17, 2005

Opinião ou boca

"No que a matérias de facto diz respeito, quase que por tique profissional, habituei-me a joeirar as coisas, a tentar perceber o que é facto factual e o que não passa de facto ficcional.
Já quanto à opinião, tudo muda. Que valor tem uma crítica, uma opinião, face a um político, um juiz, ou um jornalista, quando essa opinião vem de alguém que se esconde atrás do anonimato ou do pseudónimo? Nesses casos, não estamos, de facto, perante opinião, mas apenas face a bocas."


Perante esta opinião, eu gostava de colocar o seguinte problema ao João Morgado Fernandes. Garantindo-lhe eu que o meu nome é efectivamente Miguel Silva, pelo que não se pode dizer que escreva no anonimato, sendo certo também que sou um ilustre desconhecido, sem uma única linha publicada noutro lado que não seja na blogosfera, não havendo muito mais de meia dúzia de pessoas que possam comprovar a veracidade disto que afirmei e nenhuma delas com grande paciência para o fazer, poderia o JMF esclarecer-me se o que escrevo são opiniões ou apenas bocas?